Voltar

Caminhos para a Cidadania define tema para 2023 e expande atuação para mais de 80 municípios

22.04.2023 | Educação

Com mais de 20 anos promovendo o apoio a professores pelo Brasil, o programa Caminhos para a Cidadania, gerenciado pelo Instituto CCR, tem como tema “Alfabetizando com Cidadania” para 2023. Outra novidade é a expansão da iniciativa, que até o ano passado era realizada em cinco estados e que agora estará presente em mais de 80 municípios por conta da inclusão das áreas de entorno dos aeroportos administrados pelo Grupo CCR, além da participação de escolas próximas ao VLT Carioca e ViaRio.

Criado em 2002, o Caminhos para a Cidadania apoia na formação de professores do Ensino Fundamental I da rede pública ofertando materiais pedagógicos e cursos à distância gratuitos com estratégias pautadas nas 10 Competências Gerais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), em Metodologias Ativas, com foco em Aprendizagem Baseada em Projetos, nos 4 Pilares de Educação da Unesco e na Agenda 2030/ODS.

Temática do ano
O tema deste ano vem perante um Brasil que ainda sofre com os efeitos da pandemia do coronavírus, que teve impactos no ensino. De acordo com dados do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), divulgados pelo Ministério da Educação em setembro do ano passado, a proporção de crianças que têm dificuldades em ler e escrever dobrou de 2019, quando houve o registro de 15,5% de alunos com essas dificuldades, para 2021, período em que o percentual saltou para 33,8%. Esse ano o foco é a alfabetização e a cidadania.

Para trabalhar as temáticas com os educadores, o Caminhos para a Cidadania oferece material exclusivo com curadorias semanais, de forma gratuita, abordando variados temas todas as semanas, além de tutoria para acompanhamento dos professores. “Queremos trabalhar com os professores e alunos a importância da alfabetização e da cidadania. Criamos uma trilha de aprendizagem que apoiará o professor nas demandas da nova realidade de ensino e vida", afirma a analista de Responsabilidade Social do Instituto CCR e responsável pelo programa, Ariane Teles.

Concurso premiará projetos educacionais
Com ótima adesão dos professores e projetos inscritos no concurso do ano passado, no qual 9 iniciativas foram premiadas, o programa realizará a 3ª edição do Concurso Cultural de Boas Práticas, que terá 10 projetos selecionados. Para implementarem, os vencedores receberão mentorias e R$ 30 mil em benfeitorias.

Atuação do programa
Até o ano passado, o programa atuava em 73 cidades pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, onde há apoio das concessionárias CCR AutoBAn, CCR ViaOeste, CCR RodoAnel, CCR SPVias, CCR RioSP, CCR ViaLagos, ViaRio, CCR Metrô Bahia, CCR ViaCosteria e CCR ViaSul. Mais de 81 mil alunos e 3,2 mil professores foram beneficiados, além de mais de 1.600 escolas participantes.

Neste ano, o programa expande a sua atuação chegando para os municípios da região da CCR Aeroportos, VLT Carioca e ViaRio. Além disso, o programa contará com a participação de novos municípios da CCR ViaSul e CCR Costeira. Para saber mais sobre o programa e conferir a programação de encontros e webinars, acesse https://www.caminhosparaacidadania.com.br/

Programa do Instituto CCR premiará projetos sob temáticas relacionadas à Cidadania e amplia participantes para este ano Programa do Instituto CCR premiará projetos sob temáticas relacionadas à Cidadania e amplia participantes para este ano