Voltar

Procura por cursos de geração de renda aumenta em 220%; pesquisa aponta que EAD teve crescimento na última década

22.05.2023 | Educação

Fomentar a capacitação é ampliar as ferramentas disponíveis para os brasileiros que buscam oportunidades no mercado de trabalho, pode ser uma recolocação ou capacitação profissional. Por isso, o Instituto CCR, dedica atenção especial aos programas educativos voltados para a geração de renda e a empregabilidade, por meio de canais virtuais e oferecendo conteúdos exclusivos aos alunos. E o aumento na procura por essas iniciativas reforça que é preciso oferecer possibilidades para o desenvolvimento de competências.

Três frentes de atuação nos projetos: aceleração de talentos para o mercado de trabalho (Primeira Jornada), capacitação de empreendedoras para implementarem pequenos e novos negócios em territórios populares (Despertando a Empreendedora) e curso em programação web (Elas na Tech).
Mais de 27 mil inscrições nos três projetos, neste ano; 8.662 no ano passado;
220% de aumento no número de inscrições, comparando 2023 e o ano passado;
Pesquisa realizada pelo Inep aponta que o ensino a distância teve crescimento próximo de 500% na última década.

Nos cinco primeiros meses deste ano, três importantes iniciativas apoiadas pelo Instituto apresentaram aumento de inscritos. O programa Elas na Tech, em parceria com a Junior Achievement Brasil, voltado para capacitação de mulheres que desejam atuar com programação web, recebeu mais de 18 mil interessadas.

Já o Primeira Jornada, desenvolvido pelo Instituto Bold, voltado para pessoas em busca de oportunidades de trabalho, obteve mais de oito mil interessados. O Despertando a Empreendedora, em parceria com a Empreende Aí, que tem como foco o empreendedorismo feminino e a capacitação de mulheres que desejam abrir seu próprio negócio, conquistou 1.500 inscrições. Todos os programas são on-line, por isso, permitem a participação de pessoas de todos os estados.

“Em um país com 9 milhões de desempregados, precisamos estimular o acesso à capacitação e ao desenvolvimento de competências e habilidades que vão contribuir para que os candidatos que começam sua procura por um emprego se destaquem, para aquelas mulheres que desejam mudar de área ou aprender uma nova profissão e para as que desejam empreender. As parcerias que temos com Empreende Aí, Bold e Junior Achievement, nos permitem oferecer de maneira gratuita e online a possibilidade de diferentes perfis participarem de cursos e mentorias voltados para atender essa necessidade”, afirma Renata Macedo, analista de Responsabilidade Social do Instituto CCR.

Projetos do Instituto CCR receberam mais de 27 mil inscrições de todo o Brasil Projetos do Instituto CCR receberam mais de 27 mil inscrições de todo o Brasil
Autor: Divulgação