Instituto CCR apoia ações contra a exploração sexual de crianças e adolescentes

17.05.2018 | Educação e Cidadania

São Paulo, 17 de maio de 2018 – A partir do próximo dia 17 de maio o Grupo CCR passa a reforçar a campanha ‘Na Mão Certa’, da Childhood Brasil, que tem como objetivo combater a exploração sexual de crianças e adolescentes. Por meio do Instituto CCR, as concessionárias do Grupo apoiarão a inciativa com vídeos informativos, banners e distribuição de panfletos nas praças de pedágio, para reforçar a conscientização dos seus usuários e informá-los sobre os canais de denúncia, como o Disque 100.

Dentre as ações pontuais, as equipes do Estrada para a Saúde – programa do Instituto CCR que oferece acompanhamento contínuo e gratuito aos caminhoneiros, por meio de exames médicos, tratamento odontológico e outros serviços para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar - nas bases localizadas em trechos das concessionárias CCR AutoBAn e CCR ViaOeste farão rodas de conversas com caminhoneiros, alertando-os e os informando com diversos temas como: A Segurança do Caminhoneiro; Drogas e álcool na estrada; Direitos da criança e do Adolescente; A Família do Caminhoneiro. As rodas acontecerão nos dias 17 e 18 na base CCR AutoBAn no km 56 da Rodovia dos Bandeirantes – sentido Sul (Interior-Capital) e dia 18 na base CCR ViaOeste no km 57 da Rodovia Castello Branco (SP 280), sentido São Paulo. Os participantes receberão um material informativo.

Participam também da campanha as concessionárias CCR ViaLagos, CCR RodoNorte, CCR RodoAnel, CCR SPVias, CCR NovaDutra e CCR MSVia, além da CCR Metrô Bahia, Via Quatro e CCR Barcas que informarão aos passageiros do transporte público com mensagens educativas em painéis eletrônicos nas estações.

Uma iniciativa da Childhood Brasil, o Programa Na Mão Certatem como objetivo alertar e colaborar com soluções efetivas para prevenir e enfrentar a grave violação de direitos que é a exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras. “O Grupo CCR aderiu há mais de dez anos ao Pacto Empresarial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias, do Programa Na Mão Certa. Por meio do Instituto CCR, buscamos conscientizar os usuários dos serviços prestados pelas concessionárias e os internautas que acessam nossas páginas e redes sociais sobre a importância desse tema. Nosso objetivo é engajá-los na nossa luta pela proteção das crianças e dos adolescentes, destacando a prevenção e também a fiscalização, já que existem canais para denúncias, como o Disque 100.” Ressalta Francisco Bulhões, Diretor de Comunicação e Sustentabilidade do Grupo CCR e presidente do Instituto CCR.

Saiba como denunciar

É possível denunciar qualquer suspeita de abuso ou exploração sexual infantil discando 100, o Disque Direitos Humanos, que funciona 24 horas diariamente, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel, bastando discar 100 não havendo necessidade de identificação. Por meio do aplicativo Projeta Brasil, que funciona em celulares e tablets, com tecnologia iOS e Android, as denúncias podem ser anônimas, e o sigilo das informações é garantido. Além disso, pode-se procurar o Conselho Tutelar regional e delegacias comuns ou especializada em crimes contra a criança e o adolescente. Em casos de emergência, pode-se ligar para a Polícia Militar pelo telefone 190 ou para a Polícia Rodoviária Federal pelo telefone 191.

Sobre a Childhoood Brasil

Certificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), a Childhood Brasil trabalha para influenciar a agenda de proteção da infância e adolescência no País, em parceria com empresas, com a sociedade civil ou com o governo. A organização tem o papel de garantir que os assuntos relacionados ao abuso e a exploração sexual sejam pauta de políticas públicas e privadas oferecendo informação, soluções e estratégias para os diferentes setores da sociedade. Criada em 1999 pela Rainha Silvia da Suécia com o objetivo de proteger a infância e “garantir que as crianças sejam crianças”, a Childhood Brasil é uma organização brasileira que faz parte da World Childhood Foundation (Childhood), instituição internacional que conta com mais três escritórios: Estados Unidos, Alemanha e Suécia.

Sobre Programa Na Mão Certa

Lançado em 2006, é apoiado por empresas através da assinatura do Pacto Empresarial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras, um comprometimento público de atuação na

proteção de crianças e adolescentes contra exploração sexual. A principal estratégia do Programa é a educação continuada de motoristas de caminhão para atuação como agentes de proteção dos direitos de crianças e adolescentes através da denúncia de suspeitas ou ocorrências confirmadas de exploração sexual.

Sobre o Instituto CCR: o Instituto CCR, uma entidade privada sem fins lucrativos, nasceu em 2014 com o objetivo de estruturar a gestão de projetos sociais, culturais, ambientais e esportivos apoiados há mais de dez anos pelo Grupo CCR. Por meio do Instituto CCR são viabilizados projetos, com recursos próprios da companhia e oriundos de leis de incentivo, com foco prioritário em quatro áreas: Saúde e Qualidade de Vida; Educação e Cidadania; Cultura e Esporte; Meio Ambiente e Segurança Viária. Comprometido com o desenvolvimento sustentável, socioeconômico e cultural nas regiões onde atua, o Grupo CCR se orgulha de ter levado mais de 500 projetos para 130 cidades que, desde 2003, já beneficiaram cerca de 8 milhões de pessoas com investimentos de R$ 261 milhões em projetos estruturados.

Sobre o Grupo CCR: Fundado em 1999, o Grupo CCR é uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina. Dividida em quatro núcleos de negócio, CCR Rodovias SP, CCR Rodovias BR, CCR Mobilidade e CCR Aeroportos, a empresa detém concessões nos principais modais em operação no País. Pioneira no segmento de concessões de rodovias no Brasil, a companhia é hoje uma das cinco maiores do mundo e atua com dez concessionárias de rodovias pelo país, CCR NovaDutra, CCR ViaLagos, CCR RodoNorte, CCR AutoBAn, CCR ViaOeste, CCR RodoAnel, CCR SPVias, Renovias, ViaRio e CCR MSVia, totalizando 3.265 quilômetros concedidos em São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Paraná. No seu portfólio constam as rodovias consideradas melhores e mais seguras por anos consecutivos nos rankings especializados, tendo conquistado importantes índices de redução de acidentes fatais. Em transporte de passageiros, com a conquista, no início de 2018, da concessão das Linha 5 – Lilás do metrô de São Paulo e do monotrilho da linha 17 – Ouro, o grupo consolida sua atuação no segmento, gerindo importantes empresas responsáveis por mais fluidez, segurança e conforto em grandes vias urbanas. São elas: ViaQuatro, VLTCarioca, CCR Barcas e CCR Metrô Bahia, com negócios nas capitais paulista, fluminense e baiana, respectivamente. Já em concessões aeroportuárias, o Grupo CCR tem atuação internacional, com participação nos aeroportos de Quito (Equador), San José (Costa Rica) e Curaçao. No Brasil, possui a concessionária BH Airport, responsável pela gestão do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Em 2015, adquiriu a TAS (Total Airport Services), empresa norte-americana prestadora de serviços aeroportuários. Além do compromisso com a elaboração de projetos de infraestrutura para o País, a CCR também está atenta ao desenvolvimento sustentável das comunidades em que atua e aos seus 13 mil colaboradores. Nesse sentido, a empresa se tornou, em 2011, signatária do Pacto Global da ONU e, consequentemente, assumiu os compromissos nele firmados. A empresa também segue, pelo sétimo ano consecutivo, na carteira do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial) da B3 e possui o Instituto CCR por meio do qual promove projetos sociais, culturais, ambientais e esportivos nas regiões onde atua levando desenvolvimento social para milhares de pessoas. Com mais de 20 anos de trajetória, possui o reconhecimento dos mercados nacional e internacional em função de sua trajetória de sucesso e da adoção constante das mais rígidas regras de governança corporativa que pautam sua atuação e estão reunidas no Programa de Integridade e Conformidade da companhia.

Informações à imprensa:

S/A Llorente & Cuenca