Produção cultural ganha forte impulso com Instituto CCR

06.09.2018 | Cultura e Esporte

São Paulo, 06 de setembro de 2018 – O Instituto CCR apresenta os 11 projetos selecionados em seu 3º Edital de Projetos Culturais - iniciativa que tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento da cultura em municípios da região onde as concessionárias do Grupo CCR atuam. Ao todo, o Instituto CCR apoiará esses projetos com R$ 3 milhões via Lei Rouanet, 50% a mais do que no edital anterior. Cada um dos projetos aprovados terá verba máxima de R$ 300 mil. A avaliação dos projetos inscritos foi realizada por uma comissão julgadora e os selecionados executarão suas atividades em cidades do interior e capitais dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e Paraná.

A iniciativa do edital faz parte da política de responsabilidade social do Grupo CCR, gerenciada pelo Instituto CCR, entidade sem fins lucrativos, criada em 2014. Este ano umas das novidades foi a possibilidade da participação de proponentes das capitais, desde que a execução dos projetos propostos ocorresse nas regiões de atuação do Grupo.

“Mais uma vez o Instituto CCR se orgulha pela oportunidade de democratizar o acesso à cultura por meio do edital. Com os projetos que apoiaremos, vamos promover a produção cultural em várias cidades do interior, levando desenvolvimento às comunidades e movimentando a economia criativa nos municípios do entorno das unidades de negócio administradas pelo Grupo CCR”, destaca Marina Mattaraia, Gestora do Instituto CCR.

As iniciativas serão desenvolvidas no próximo ano, em parceria com as concessionárias do Grupo. Conheça um pouco sobre cada uma delas:

• Gira Mundo – Interior de São Paulo (SP) – Apresentações teatrais a respeito da educação do trânsito e cidadania, utilizando uma carreta-palco.

• Um Mundo em Circulação – Interior do Paraná (PR) - Espetáculo de teatro de bonecos para crianças “Um Mundo para todo Mundo” contribuindo com discussão do modelo de inclusão social no país.

• Cine Boa Praça – São Paulo e Interior paulista (SP) - Atividades com mostra semanal de filmes.

• Viagem Cultural “O Novo Rei de Beleleú”- São Paulo e Interior paulista (SP) - Espetáculo musical infanto-juvenil, oficinas de produção cultural e criação artística.

• Música de Câmara no Interior - Interior de São Paulo (SP) - Concertos gratuitos de música clássica e didáticos, com músicos renomados.

• A Praça é Sua – Vale do Paraíba (SP) - Apresentações artísticas em praças, com intervenções cênico-literárias, oficinas-intervenções de artes visuais e apresentações de grupos locais de artes cênicas (teatro, dança ou circo), música ou linguagens híbridas.

• Se Essa Praça Fosse Minha – Baixada Fluminense (RJ) - Festival artístico multilinguagem de valorização da cultura local em praças públicas. Evento com apresentações de teatro, música, dança, contação de histórias, exibição de curtas e oficinas.

• Projeto Container Cultural – Interior do Paraná (PR) - Container que se abre em palco com apresentação teatral “Entre Tangos e Fandangos”; eventos de formação de 45 multiplicadores culturais; formação e bolsas para 30 jovens aprendizes; disponibilização do palco-container para apresentações de artistas locais.

• Nordeste da Cabeça aos Pés, Sem Pé nem Cabeça – Interior e capital da Bahia e interior de São Paulo e Paraná - Apresentações gratuitas do musical infantil sobre hábitos básicos de higiene, prevenção de doenças, alimentação saudável e qualidade de vida.

• Rompendo Barreiras “Habitação e Reabilitação de Deficientes Visuais” - Capital e Interior mineiro (MG) - Oficinas de piano, violão, flauta, percussão e canto voltadas para deficientes visuais. Ao final das oficinas serão realizadas 10 apresentações.

• Ser Tão de Origem – Interior de São Paulo (SP) - Apresentações do espetáculo infantil “Ser Tão de Origem” provocando a reflexão sobre a história da cidade e a história de cada um, despertando a consciência sobre ser cidadão.

Sobre o Instituto CCR: o Instituto CCR, uma entidade privada sem fins lucrativos, nasceu em 2014 com o objetivo de estruturar a gestão de projetos sociais, culturais, ambientais e esportivos apoiados há mais de dez anos pelo Grupo CCR. Por meio do Instituto CCR são viabilizados projetos, com recursos próprios da companhia e oriundos de leis de incentivo, com foco prioritário em quatro áreas: Saúde e Qualidade de Vida; Educação e Cidadania; Cultura e Esporte; Meio Ambiente e Segurança Viária. Comprometido com o desenvolvimento sustentável, socioeconômico e cultural nas regiões onde atua, o Grupo CCR se orgulha de ter levado mais de 500 projetos para 130 cidades que, desde 2003, já beneficiaram cerca de 8 milhões de pessoas com investimentos de R$ 261 milhões em projetos estruturados.

Sobre o Grupo CCR: Fundado em 1999, o Grupo CCR é uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina. Tendo iniciado sua trajetória no segmento de concessões rodoviárias, a holding diversificou seu portfólio de negócios e, em 2018, transformou seus quatro núcleos de atuação em empresas independentes que agrupam unidades de negócios por temas afins. São eles: CCR Lam Vias, CCR Infra SP, CCR Aeroportos e CCR Mobilidade. As empresas são responsáveis por gerir os atuais negócios da companhia, além de desenvolver e pesquisar novas oportunidades de negócios no mercado primário e secundário, dentro e fora do Brasil. Tendo o pioneirismo como marca, o Grupo CCR é hoje um dos cinco maiores da América Latina no setor de concessões de infraestrutura e também foi o primeiro a ingressar no Novo Mercado da B3 (antiga BM&FBovespa). Conta atualmente com 13 mil colaboradores, além de ter o reconhecimento dos mercados nacional e internacional em função de sua trajetória de sucesso e da adoção constante das mais rígidas práticas de governança corporativa que pautam sua atuação e estão reunidas no Programa de Integridade e Conformidade da companhia.

Informações à imprensa:

S/A Llorente & Cuenca