Instituto CCR apoia professores e alunos sobre o uso de EAD nas escolas

27.05.2020 | Educação e Cidadania

Organização sem fins lucrativos do Grupo CCR ajuda professores com materiais sobre implementação de EAD na educação básica brasileira

São Paulo (SP) – O Instituto CCR está apoiando alunos, pais e profissionais da educação básica com informações e dicas sobre o uso e a implementação do Ensino a Distância (EAD), além de oferecer atividades digitais como jogos e brincadeiras para as crianças. A ação disponibiliza as informações para todos os municípios por meio do seu site, independentemente se já estavam participando do programa Caminhos para a Cidadania - que realiza conscientização de segurança no trânsito e cidadania em escolas municipais.

Um exemplo de material disponível no site é o teste: “EAD: será que estou pronto?”, que ajuda a entender o quão preparado o público está para o uso de EAD e como pode melhorar seu comportamento para que a ferramenta seja mais efetiva no dia a dia. “A nossa intenção com esse teste é ajudar o público a se situar no universo EAD, além de obtermos uma amostra do cenário atual”, explica Ariane Teles, uma das responsáveis pelo programa Caminhos para a Cidadania no Instituto CCR.

Além desse quiz, estão disponíveis, na área do educador outros materiais relacionados ao tema Ensino a Distância, como artigos e vídeos, sugestões de atividades, livros, filmes e séries. Na área destinada ao aluno, os visitantes do site encontrarão sugestões de brincadeiras, dicas de filmes, jogos digitais e atividades para imprimir.

“O site tem sido consultado constantemente por profissionais da educação que tiveram que se adaptar rapidamente ao universo digital para lecionar. É muito importante para o Instituto CCR, por meio do programa Caminhos para a Cidadania, estar presente e dar apoio nesse momento tão delicado do ensino no Brasil”, destaca Débora Aguiar, responsável pelo site do programa Caminhos para a Cidadania no Instituto CCR.

Mais sobre o programa

O programa Caminhos para a Cidadania é uma ação socioeducacional para alunos dos 4ºs e 5ºs anos da rede pública de ensino que leva os temas segurança no trânsito, cidadania e mobilidade urbana às escolas. Em 2019, o Caminhos para a Cidadania iniciou o uso de uma plataforma para a realização do curso livre EAD a professores, coordenadores municipais e pedagógicos. Com a mudança na rotina, durante esse período de restrição de aulas presenciais, conteúdos direcionados aos professores estão abertos aos visitantes do site do programa. Esses materiais, no entanto, não substituirão o curso, que será retomado em momento adequado devido ao cenário da pandemia da Covid-19.

Sobre o Instituto CCR: Com 5 anos de existência, o Instituto CCR é uma entidade privada sem fins lucrativos que nasceu com o objetivo de estruturar a gestão de projetos de Responsabilidade Social apoiados há mais de 15 anos pelo Grupo CCR. Por meio do Instituto CCR são viabilizados projetos com recursos próprios da companhia e oriundos de leis de incentivo, com foco prioritário em quatro áreas: Cultura e Esporte; Educação e Cidadania; Meio Ambiente e Segurança Viária; Saúde e Qualidade de Vida. Comprometido com o desenvolvimento sustentável, socioeconômico e cultural nas regiões onde atua, o Grupo CCR se orgulha de ter levado cerca de 600 projetos para mais de 150 cidades no Brasil e no exterior, que, desde 2003, já beneficiaram 10,7 milhões de pessoas com investimentos de R$ 291 milhões em projetos estruturados. Saiba mais em www.institutoccr.com.br .