Voltar

Teatro a Bordo e sua itinerância virtual de sucesso!

26.11.2020 | Cultura
O Teatro a Bordo - Caixola de Histórias, apresentado pelo Ministério da Cidadania e pelo Instituto CCR, realizou itinerância virtual no ano de 2020 por 15 cidades, com Oficina Virtual de Contação de Histórias, Apresentação Virtual de Artista Local e Podcast com Cena de cada cidade. 

Os artistas reinventaram suas atividades por causa do distanciamento social. Em uma aventura pelos ares, parte das atividades da itinerância prevista para este ano para os estados de SP, RJ, PR, RS e MS foi executada à distância por conta da pandemia da Covid-19. Mesclando técnicas de radioteatro e ações educativas, o grupo resgatou histórias da cultura popular e levou arte e informação para o público infanto-juvenil.

Por meio de videoconferências, foram realizadas oficinas de contação de histórias com disponibilização e acesso gratuitos para toda a população. A trupe de artistas, que viaja há 12 anos a bordo de seu contêiner-palco batizado de Caixola, ainda reuniu as ideias criadas a partir das oficinas para o desenvolvimento de cenas que foram publicadas em formato de podcast e distribuídas às rádios locais

O mote dessa itinerância virtual foi a descrição de paisagens, personagens, lendas e fatos históricos. Participaram das oficinas virtuais 856 pessoas. Vale lembrar que, em 2021, cidades que não receberam a itinerância virtual terão a realização presencial integral do projeto. No Canal do YouTube do Caixola de Histórias, poderão ser acessadas as Oficinas e Histórias realizadas: https://www.youtube.com/channel/UCKd917KiXvCV3c5mlk4Dz2w/videos
E também no site: www.caixoladehistorias.com.br
“Compartilhamos muitas histórias durante nossas Oficinas Virtuais, viajando por diferentes emoções, desde a história de dona Diacuí que abandonou o circo para viver um grande amor em Louveira, até o causo da briga de lobisomens, contada pelo Amauri morador de Santa Bárbara D’Oeste. Transformar essas e outras histórias em radioconto nos proporcionou experimentar uma linguagem diferente da que vínhamos desenvolvendo nas oficinas presenciais”, relata Edivaldo Costa, roteirista e ator do RadioConto.
 
Artistas se reinventaram durante a pandemia Artistas se reinventaram durante a pandemia
Autor: Teatro a Bordo