Voltar

2ª edição do projeto Sons no Vale vai acontecer em Confins e Lagoa Santa

17.05.2022 | Cultura

A segunda edição do projeto Sons no Vale, projeto apoiado pelo Instituto CCR e BH Airport, já tem data e locais definidos. O projeto vai acontecer entre os dias 19 e 22 de maio, em Lagoa Santa, e de 26 a 29 de maio, em Confins. Na programação, haverá exibição de cinema em praça pública – um longa, um curta-metragem e um videodocumentário sobre a cidade –, além da realização de três oficinas para adultos e jovens a partir de 10 anos de idade.

O Sons no Vale, que ocorreu pela primeira vez em 2013, no Vale do Jequitinhonha, tem o objetivo de difundir gratuitamente o cinema e a música, ao mesmo tempo em que proporciona a oportunidade de iniciação no fazer técnico dessas artes, voltado para jovens. Todas as atividades são gratuitas.

Conheça o projeto
O projeto oferece vagas para oficinas de musicalização, sonorização e iluminação para jovens interessados, adultos e jovens iniciantes, ministradas por monitores experientes, com expressiva atuação no cenário nacional.

A oficina de musicalização é uma experiência musical e troca de saberes entre monitores e alunos, gostos e vivências musicais. Já a oficina de iluminação oferece aulas teóricas e práticas sobre as técnicas de iluminação para shows e eventos. Outra oficina é a de sonorização, com aulas teóricas e práticas sobre técnicas de sonorização para shows e eventos.

As aulas
As oficinas irão acontecer de quinta a sábado em salas de aula. No sábado, durante o dia, acontece a montagem da estrutura em praça pública, onde ocorrerá uma apresentação para a comunidade. Os participantes das oficinas de sonorização e iluminação participam da montagem dos equipamentos e os operam durante a apresentação. Os alunos da oficina de musicalização vão fazer uma apresentação musical para o público. Todos os alunos colocam em prática o que aprenderam na teoria. As inscrições são gratuitas e realizadas pelo site: www.sonsnovale.com.br.

O videodocumentário, que também será exibido em praça pública, será produzido pela equipe do projeto, a partir de depoimentos da população de cada comunidade contemplada, objetivando valorizar suas culturas e costumes, resgatando e preservando suas histórias.  Cabe ao documentário registrar o patrimônio material e imaterial, histórico e cultural do lugar.

As sessões para o público
Durante as sessões de cinema em praça pública haverá distribuição de pipoca e, em todos os eventos, a organização irá disponibilizar máscaras para proteção conta a covid-19, para quem solicitar. Todas as atividades do Sons no Vale são gratuitas.
O projeto Sons no Vale tem a sua programação visual inspirada nos sítios arqueológicos e grutas da região. O Sons do Vale é apresentado pelo Ministério do Turismo e o Instituto CCR, com apoio das Prefeituras de Lagoa Santa e Confins, e realização da Cinear Produções.

Programação

Lagoa Santa: dias 19, 20, 21 e 22 de maio.
De quinta-feira (19) a sábado (21) - Oficina de Iluminação, Oficina de Sonorização e Oficina de Musicalização, realizadas no Prédio Histórico da Escola Dr. Lund – de 19h às 22h;
21 de maio (sábado) - Apresentação Musical – Local: Praça Dr. Lund– A partir das 19h30;
22 de maio (domingo) - Exibição de Cinema ao ar livre – Local: Praça Dr. Lund– A partir das 19h30.

Confins: dias 26, 27, 28 e 29 de maio.
De quinta-feira, 26 a sábado, 28
Oficinas de Iluminação e de Sonorização – Local: Craslem – das 19 às 22h;
Oficina de Musicalização – Local: Poliesportivo – das 19 às 22h;
28 de maio (sábado)  - Apresentação Musical – Local: Praça Getúlio Vargas – A partir das 19h30;
29 de maio (domingo)  - Exibição de Cinema ao ar livre – Local: Praça Central de confins – A partir das 19h30.

SERVIÇO
Sons no Vale

Cinema, música, produção de documentários e oficinas
Em Lagoa Santa, entre os dias 19 e 22 de maio. 
Em Confins, de 26 a 29 de maio Inscrições gratuitas para oficinas: www.sonsnovale.com.br

Com todas as atividades gratuitas, o Sons no Vale, projeto apoiado pelo Instituto CCR e BH Airport, vai difundir o cinema e a música Com todas as atividades gratuitas, o Sons no Vale, projeto apoiado pelo Instituto CCR e BH Airport, vai difundir o cinema e a música
Autor: Divulgação