Voltar

Teatro a Bordo estaciona em Iguaba Grande

01.08.2022 | Cultura

A rosa dos ventos sopra o destino de uma trupe de artistas santistas que viaja – de forma virtual e também presencial, a bordo de um contêiner - recolhendo memórias de cada região do Brasil. Esse é o Teatro a Bordo - Caixola de Histórias, projeto que estaciona nesta semana em Iguaba Grande, com apresentações gratuitas - que envolvem oficinas educativas, projeções de filmes e apresentações de artistas da cidade – na Praça da Estação, no centro da cidade.

A programação é diversificada: personagens da tradição oral brasileira, músicas do cancioneiro popular, gagues de palhaços, interação com o público em oficinas educativas e valorização da cultura local com os artistas da cidade, além de trazer a mensagem da sustentabilidade como um compromisso de todos, já que o caminhão-palco é autossustentável utilizando energia solar para abastecer seus equipamentos de som e luz.

No espetáculo “Caixola de Histórias” o personagem central é o contêiner que ao longo dos anos serviu de palco para as apresentações. "O espetáculo é fragmentado por cenas que retratam o misticismo indígena, a resistência do povo, a força da natureza e a alegria das festas populares. Fazemos uma viagem pelas cinco regiões brasileiras junto ao público neste universo diverso que é a cultura popular”, destaca a idealizadora e produtora Talita Berthi.

As atividades não se restringem apenas ao local onde o contêiner-teatro estaciona. Assim como faz o circo em sua chegança, os artistas realizam cortejos pela cidade e intervenções nas escolas públicas um dia antes, com brincadeiras e informações sobre a programação. Depois, o contêiner se transforma em palco para as apresentações gratuitas e abertas ao público. O projeto Teatro a Bordo – Caixola de Histórias é apresentado pelo Instituto CCR, no trecho da CCR RioSP, com realização do Grupo Teatro a Bordo e apoio local da Prefeitura Prefeitura Municipal de Iguaba Grande.

Itinerância virtual Ao longo dos últimos quinze anos, o contêiner-palco do Teatro a Bordo já visitou mais de 400 cidades e foi visto por 600 mil pessoas em sete estados brasileiros. Porém a circulação presencial, prevista para ocorrer em 2020, precisou ser adaptada durante a pandemia da Covid-19. Dessa forma, parte do projeto ocorreu naquele ano através de oficinas virtuais de contação de histórias. Neste ano de 2022, com a liberação da realização de eventos nos municípios, o Grupo retorna às praças e ruas. “Subir ao palco após esses 24 meses pandêmicos é como ter uma segunda chance e ver um novo sol. Para nós artistas, significa ter contato novamente com tudo o que faz sentido para a nossa caminhada. Queremos reencontrar o público, com cada vez mais interação artística e sustentabilidade, pois depois da pandemia a mensagem que fica é que precisamos valorizar os encontros e cuidar do nosso planeta”, conta o produtor do projeto, Douglas Zanovelli.

DIA 4 DE AGOSTO – QUARTA-FEIRA (DIVULGAÇÃO E ATIVIDADES FORMATIVAS)
13H às 17H - CORTEJO DE CHEGANÇA DOS ARTISTAS NAS ESCOLAS E RUAS
18H - OFICINA DE CONTAÇAO DE HISTÓRIAS (ATIVIDADE PARA EDUCADORES, ARTISTAS E INTERESSADOS) – Consultar local nas redes sociais do projeto.
*Não precisa se inscrever. Com direito a certificado de participação. Chegar com 15 minutos de antecedência.

DIA 5 DE AGOSTO – QUINTA-FEIRA (APRESENTAÇÕES)
LOCAL: PRAÇA DA ESTAÇÃO
14H30 – TEATRO: “SESSÃO SOLENE - A PRINCESA E O GIGANTE”
18H00 – SESSÃO DE VÍDEOS - EXIBIÇÃO DE CURTAS
18H30 - CONVIDADO LOCAL
19H30 – TEATRO: “CAIXOLA DE HISTÓRIAS” (acessível em Libras)


Autor: Divulgação/Teatro a Bordo