Voltar

Caminhos para a Cidadania aborda sobre o retorno das aulas presenciais durante a pandemia

21.02.2022 | Educação

Em dois anos de pandemia da Covid-19 a educação infantil foi muito afetada. A adaptação às atividades remotas foi importante, mas reforçou ainda mais a importância das escolas como um espaço que proporciona muito mais que apenas o ensino. Durante o mês de fevereiro deste ano, o programa Caminhos para a Cidadania, gerenciado pelo Instituto CCR, se dedica justamente a este tema: “Escola - Ambiente de Sociabilidade”. 

O material desenvolvido pelo projeto demonstra que as escolas oferecem mais do que apenas estudos acadêmicos para crianças e adolescentes. Além de do aprendizado em si, no ambiente presencial os alunos também desenvolvem habilidades sociais e emocionais, participando de atividades que proporcionam interação social com outros estudantes e com professores, desenvolvendo competências importantes para a formação dos futuros cidadãos. 

O Brasil foi um dos países que mais paralisou as aulas durante a pandemia, com prejuízos incalculáveis para a educação das crianças. De acordo com o estudo Cenário da Exclusão Escolar no Brasil, realizado pela UNICEF, o número de crianças sem acesso à educação no país saltou de 1,1 milhão em 2019 para 5,1 milhões em 2020, quando a pandemia alterou drasticamente o cenário escolar nacional. E com incremento das taxas de vacinação entre crianças de 6 a 10 anos de idade, é hora de retomar as atividades. 

O Caminhos Para a Cidadania coloca em pauta o retorno às aulas presenciais e seu impacto nas vidas das crianças brasileiras. Os materiais estão disponíveis a todos os interessados pelo site www.caminhosparaacidadania.com.br  Professores podem acessar e trabalhar atividades oferecidas com alunos do Ensino Fundamental I - divididas em dois planos de ensino, que contemplam do 1º ao 5º ano. As competências de comunicação interpessoal, criatividade artística e compreensão das diferenças culturais brasileiras e o estímulo são suas principais diretrizes.

“O ambiente escolar tem um importante papel na formação individual de cada aluno, pois educação não significa somente transmissão de conteúdo”, destaca Ariane Teles, responsável pelo programa Caminhos para a Cidadania. “As atividades sugeridas pelo Programa fomentam a autonomia e o relacionamento no ambiente escolar presencial.” 

Tradicional iniciativa do Grupo CCR ressalta a importância da sociabilidade infantil para o desenvolvimento das crianças. Tradicional iniciativa do Grupo CCR ressalta a importância da sociabilidade infantil para o desenvolvimento das crianças.
Autor: Divulgação